Mundo

18/02/2011 17:32
 
Sábado, 09 de abril de 2011, 10h46

Missionários brasileiros são enviados para ajuda Igreja no Japão


Da Redação, com CNBB


Dois missionários do Conselho Missionário Regional (COMIRE) de São Paulo estão sendo enviados para o Japão a fim de ajudar na formação missionária.

 

O COMIRE vem refletindo sobre a importância de um projeto missionário internacional e aceitou enviar os missionários: os padres Tarcísio, da Diocese de Bragança Paulista e Antônio Belchior da Diocese de Santo Amaro. Os dois partem em 26 de abril e retornam no final de maio, devendo percorrer cinco estados japoneses, formando e animando missionariamente os católicos destas localidades.

O convite partiu, pela segunda vez, da Diocese de Kyoto. As negociações deste projeto iniciaram em 2006 entre os padres do COMIRE-SP, Brunos Rojas e Antônio Belchior, responsáveis pelos grupos missionários leigos e foram concluídas em 2007, com a partida de dom José Maria Pinheiro, então presidente do COMIRE São Paulo, padre Alcides Costa, padre Natale Brambilla e o padre Antônio Belchior, para o Japão.

Como desdobramento deste processo, este ano a Igreja do Japão, através de Dom Paul Yoshinao Otsuka, Bispo da Diocese de Kyoto, refez o convite ao Brasil para que dois missionários fossem ajudar na animação missionária da Igreja local.

A primeira missão enviada ao Japão durou cerca de um mês e teve como objetivo uma formação missionária intensiva dos fieis da Igreja Católica em cinco estados deste país. A missão permeou temas como catequese, comunicação, acolhida, dentre outros.

De volta ao Brasil, os missionários buscaram transmitir as experiências vividas na igreja do Japão, em encontros de formação no Brasil.

 

 

 

 

Filme sobre Virgem Maria pode ter estreia no Natal

Da Redação, com ACI Digital

 

 

Terça, 22 de fevereiro de 2011


No próximo dia 14 de março, deve ter início a produção do filme "Maria, Mãe de Cristo", que apresentará a vida da Virgem Maria, ressaltando seu amor a José, sua inesperada maternidade e a fuga para o Egito, após as ameaças do rei Herodes. A expectativa é que a estreia do filme sejá no Natal deste ano.

O roteiro está sendo preparado por Benedict Fitzgerald, co-autor do roteiro do filme "A Paixão de Cristo", junto com Mel Gibson, e Bárbara Nicolosi, ambos católicos praticantes. Por esta razão alguns analistas esperam este seja um filme fiel à tradição da Igreja.

O filme, cujo orçamento se estima em 36 milhões de dólares, terá entre seus protagonistas o famoso ator Al Pacino, no papel do Herodes, e Peter O'Toole no papel de Simeão. O ator é conhecido por sua interpretação de Thomas Lawrence, no filme Lawrence da Arábia.

No filme, que será filmado inteiramente no Marrocos, também participarão a jovem Camille Belle no papel de Maria, e Diogo Morgado, um jovem ator português que também teve participações em produções brasileiras, que interpretará o papel de São José.

 
 
 
Sábado, 19 de fevereiro de 2011, 11h56

Número de sacerdotes e batizados no mundo aumenta, revela Anuário

Leonardo Meira
Da Redação, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé (tradução de CN Notícias)


Montagem sobre fotos / Arquivo
Continua o crescimento de sacerdotes e de fiéis batizados no mundo. No entanto, algumas regiões apresentam dados preocupantes, como a Europa
 

Entre 2008 e 2009, o número de católicos no mundo aumentou 1,3% (de 1,166 para 1,181 bilhão). Já o total de sacerdotes cresceu 0,34% (de 409.197 para 410.593). Os dados fazem parte do Anuário Pontifício, divulgado na manhã deste sábado, 19.

O volume revela várias novidades sobre a vida da Igreja Católica no mundo. Confira as principais.

Fiéis batizados
O aumento absoluto de fiéis foi de 15 milhões, mas a distribuição do número de católicos é diferente da populacional – isto é, nem sempre a maior concentração de pessoas é sinônimo de quantidades maiores de cristãos.

Nas Américas, de 2008 a 2009, a população total correspondeu a 13,6% do total de habitantes no planeta. Por sua vez, o continente concentra 49,4% da população católica do mundo. Na Ásia, onde os habitantes correspondem a 60,7% da população mundial, o número de católicos está na ordem de 10,7% do total. Já na Europa, onde o número de habitantes é apenas três pontos percentuais inferior à América, a população católica corresponde a apenas 24% - praticamente metade do número de fiéis presentes nas Américas. Tanto para os países africanos quanto para os da Oceania, o peso da população sobre o total mundial não difere muito do número de católicos (15,2% e 0,8%, respectivamente, para a África e Oceania).

Clero
A população sacerdotal permanece com uma onda de crescimento moderada, iniciada no ano 2000, após um longo período de resultados bastante decepcionantes. O número dos sacerdotes, seja diocesanos, seja religiosos, aumentou 1,34% ao longo dos últimos 10 anos, passando de 405.178 em 2000 para 410.593 em 2009.

O aumento deriva do crescimento de 0,08% do clero religioso e ao aumento de 0,56% do diocesano. O decrescimento percentual afetou somente a Europa (-0,82% para os diocesanos e -0,99% para os religiosos), dado que nos outros continentes o número de sacerdotes como um todo aumentou. Com exceção da Ásia e da África, o clero religioso diminuiu em todos os lugares.

Já o número de Bispos no mundo passou – de 2008 a 2009 – passou de 5002 a 5065, com um aumento de 1,3%. O continente mais dinâmico é o africano (1,8%), seguido da Oceania (1,5%), enquanto Ásia (0,8%) e Américas (1,2%) estão abaixo da média geral. Para a Europa, o aumento é de cerca de 1,3%.

Os diáconos permanentes aumentaram 2,5%, passando de 37.203 em 2008 para 38.155 em 2009. A presença dos diáconos melhorou na Oceania e na Ásia em ritmos elevados: na Oceania, onde os diáconos não chegam ainda a 1% do total, o aumento foi de mais de 19%, chegando a 346 diáconos em 2009. Na Ásia, o incremento foi de 16%.
Mas o aumento mais considerável registra-se também nas áreas onde a presença já é quantitativamente mais relevante. Nas Américas e na Europa, onde, em 2009, residiam cerca de 98% dos diáconos permanentes do mundo, o crescimento foi de, respectivamente, 2,3% e 2,6% com relação a 2008.
O número dos candidatos ao sacerdócio no mundo cresceu 0,82%, passando de 117.024 em 2008 para 117.978 em 2009. Grande parte desse aumento atribui-se a Ásia e a África, com ritmos de crescimento de 2,39% e 2,20%, respectivamente. A Europa e as Américas registraram uma contração, respectivamente, de 1,64% e 0,17% no mesmo período.
Uma diminuição foi registrada entre os religiosos professos. Em 2008, eram 739.068; em 2009, eram 729.371. A crise, portanto, permanece, exceto na África e Ásia, onde há um aumento nos números.

Estrutura
Em 2010, foram erigidas pelo Santo Padre 10 novas Sedes Episcopais, 1 Exarcado Apostólico e 1 Vicariato Apostólico. Também foram elevadas: 1 Diocese a Sede Metropolitana; 2 Prelaturas a Dioceses; 2 Prefeituras e 1 Administração Apostólica a Vicariatos Apostólicos.

Os dados estatísticos, referentes ao ano de 2009, fornecem uma análise sintética das principais dinâmicas referentes à Igreja Católica nas 2956 circunscrições eclesiásticas do planeta.
O Anuário

O Annuarium Statisticum Ecclesiae (Anuário Estatístico da Igreja) informa sobre os aspectos salientes que caracterizam a atividade da Igreja Católica nos diversos Países e nos Continentes em particular.

O Anuário Pontifício 2011 foi apresentado ao Papa

Bento XVI na manhã deste sábado, 19, pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e pelo Substituto da Secretaria de Estado para Assuntos Gerais, Dom Fernando Filoni.

A redação do novo Anuário esteve aos cuidados do encarregado do Escritório Central de Estatística da Igreja, monsenhor Vittorio Formenti, do professor Enrico Nenna e de outros colaboradores.

Já o complexo trabalho de imprensa foi, por sua vez, gerenciado pelos padres Pietro Migliasso, SDB, Antonio Maggiotto,SDB, e Giuseppe Canesso, SDB, respectivamente Diretor-Geral, Diretor-Comercial e Diretor-Técnico da Tipografia Vaticana. O volume estará disponível em brave para venda nas livrarias.

O Santo Padre agradeceu pela homenagem, mostrando vivo interesse pelos dados ilustrados e desejando expressar Sua gratidão a todos aqueles que colaboraram para a nova edição do Anuário.


 
 
 
 
Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011, 14h51

Vaticano divulga programação da beatificação de JPII

Gracielle Reis
Da Redação, com Boletim da Santa Sé (tradução equipe CN Notícias)

 

Arquivo
Bento XVI presidirá a Missa de beatificação de João Paulo II. Esta é a primeira vez, na história da Igreja, que um Papa beatifica o seu antecessor.
 

A beatificação do Papa Papa João Paulo II será um grande evento eclesial. Para tal, o Vaticano organiza uma programação especial para o evento do dia 1º de maio, que foi divulgado nesta sexta-feira, 18, através do Boletim da Santa Sé.

 

O roteiro será divido em cinco etapas, incluindo vigília de preparação, Missa da beatificação e veneração dos restos mortais do futuro beato.

Confira o cronograma:

Dia 30/04

-
20h às 22h30 (1h às 3h30 de 1° de maio, horário de Brasília): Vigília de preparação, no Circo Máximo de Roma, organizada pela Diocese de Roma. A vigília será conduzida pelo Vigário Geral para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini. Na ocasião,o Papa
Bento XVI participará através de uma videoconferência.

Dia 01/05


-
10h (15h, horário de Brasília): Missa da beatificação, na Praça de São Pedro, presidida pelo Santo Padre. Não há a necessidade de bilhetes para o ingresso, mas o acesso à Praça e áreas adjacentes estará sob a protecção da segurança pública.

- Após a Missa: Veneração dos restos mortais do novo beato será. Todos os fiéis poderão fazer sua veneração, que se estenderá até finalizar o fluxo de pessoas. Os restos mortais serão expostos na Basílica de São Pedro, em frente ao Altar da Confissão.

Dia 02/05

-
10h30 (15h30, horário de Brasília): Missa de Ação de Graças, na Praça de São Pedro. que será presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. No mesmo dia, acontecerá o enterro dos restos mortais de João Paulo II, na Capela de São Sebastião, numa cerimônia privada.


 

Voltar